2022 o ano da energia solar

O sol sempre foi primordial para a manutenção da vida contribuindo desde o aceleramento da quebra de proteínas das nossas células, para até mesmo, o fornecimento de energia para a base da cadeia alimentar (plantas e algas). Não obstante, apesar de não deterem esses conhecimentos, diversos povos antigos veneravam o sol como seres divinos. Atualmente, com o avanço da ciência, a humanidade pôde usufruir da capacidade máxima da principal estrela do nosso sistema solar, isso através dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia solar em elétrica. No entanto, o ano de 2022 será ainda mais vantajoso para aqueles que desfrutam da energia fotovoltaica, pois no dia 7 de janeiro, o governo federal aprovou a lei que estabelece o Marco legal de Energia (Lei n° 14.300/2022).

Essa lei será fundamental para o futuro da sociedade brasileira, porque tal lei será peça chave para democratizar o acesso à principal energia renovável do século. Através dela, quem garantir a instalação dos painéis até 6 de janeiro será isento de encargos até 2045. É isso mesmo!

Entretanto, o Marco legal não é o único motivo para se investir na energia solar no Brasil, com o avanço do desmatamento mundial e a recente crise hídrica, as tarifas energéticas brasileiras tendem a ficar encarecidas, uma vez que a nossa principal fonte de energia são as usinas hidroelétricas. Além disso, com a expansão de uma diversificada matriz energética, será possível gerar inúmeros empregos no setor.

Porém os benefícios não param por aí, com uma expansão natural de uma nova fonte de energia há um tendência natural de reduzir a carência das usinas termoelétricas, que é o principal motivo do encarecimento atual da conta de luz. O motivo é simples, com reservatórios de água vazios, o governo federal aciona as usinas que por sua vez ativam taxas extras sobre a conta de luz. Também não podemos esquecer que, a energia termoelétrica é poluente e depende de recursos finitos para seu funcionamento.

A energia solar não será fundamental apenas no Brasil, segundo estimativas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os painéis fotovoltaicos através de reduções de custos e flexibilidade, serão o principal meio de produzir energia até a metade deste século. Ademais, outros estudos já afirmam que o carvão mineral jamais voltará a níveis anteriores, ou seja, há uma tendência gigantesca das energias renováveis, sobretudo a solar, serem o presente e o futuro energético do Brasil e do mundo.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Scroll to top