OS EFEITOS DA LUMINOSIDADE NOS AMBIENTES DE TRABALHO

10/09/2021

No contexto de pandemia, o bem estar no home office tem sido ponto de pauta. É nesse sentido que, independentemente do local e do momento, a adequação dos ambientes de trabalho é de grande relevância para os colaboradores.

Dentre essas adaptações, uma que frequentemente passa despercebido é a iluminação dos ambientes. Uma boa iluminação, além de garantir conforto para a execução de atividades, também está intimamente ligada ao desempenho dos profissionais. Dessa forma, traremos nesse post a relação entre trabalho e luminosidade.

Afinal, quais as desvantagens da iluminação inadequada ?

A iluminação insuficiente leva à fadiga visual e pode acarretar a problemas de saúde que vão de dores de cabeça a distúrbios emocionais, estando também ligada ao envelhecimento precoce. Imagine alguém digitando relatórios em um ambiente mal iluminado, e então forçando sua visão para enxergar o teclado? Essa ação com certeza gera perda de tempo, estresse e dores de cabeça.

Por outro lado, o excesso de iluminação também tem seus efeitos negativos. A elevada luminosidade de um espaço prejudica a lubrificação ocular e ocasiona sintomas como irritação e vermelhidão. E além disso, claro, corrobora para o desperdício de energia elétrica na alimentação de lâmpadas desnecessárias.

Todos esses problemas podem afetar a saúde física e psicológica, levando a uma perda da produtividade da equipe, perda de qualidade do serviço/produto e ainda provocar acidentes de trabalho. Além disso, é um risco no que diz respeito a acidentes de trabalho, uma vez que reduz o campo de visão do trabalhador.

 

Como uma boa iluminação agrega no espaço de trabalho?

É fato que sentir-se confortável executando uma tarefa contribui para melhores resultados. Dessa maneira, com uma luminosidade adequada, há uma melhora da acuidade visual e uma redução da fadiga ocular. Somado a isso, pesquisas indicam a forte relação entre concentração e iluminação, de forma que uma adequação da luz tem como efeito a redução da sonolência.

Portanto, o aumento da produtividade vem como consequência de todos esses fatores, que juntos também contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Mas o que é considerado uma iluminação satisfatória?

A iluminação adequada varia conforme a atividade que é desenvolvida nos locais de trabalho e está ligada ao conceito de iluminância ideal.

O conceito de iluminância corresponde ao fluxo luminoso em numa superfície por unidade de área (m²).  É levado em conta também a densidade de luz necessária para realizar uma determinada tarefa visual. Os valores relativos à iluminância são tabelados por tipo de atividade.  No Brasil, esses dados encontram-se na NBR 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho e NBR 5413.

Assim, a partir do valor ideal de iluminância para uma determinada atividade/ambiente é possível dimensionar a luminosidade correspondente, bem como determinar a quantidade de lâmpadas necessárias. Ademais, pode-se também medir a luminosidade por meio de um aparelho chamado luxímetro.

Destaca-se que a iluminância ideal em um local de trabalho é assegurada por leis e normas, dentre as quais estão as NRs - Normas Regulamentadoras. Elas visam regulamentar e orientar quanto aos procedimentos obrigatórios no que diz respeito à segurança e Medicina do Trabalho, principalmente no que diz respeito a características psicofisiológicas dos trabalhadores: conforto, segurança e desempenho eficiente.

Como conseguir uma luminosidade ideal?

É preciso atentar-se aos valores de referência para cada atividade, mas é possível listar lições gerais para a melhoria da iluminação:

  • Aproveite ao máximo a luz natural que entra pelas janelas e vidros;
  • Pinte as paredes e o teto com cores claras;
  • Use lâmpadas de cores frias e branco-azuladas, como lâmpadas LED, e evite lâmpadas de cores quentes, como amarelo-branco, que podem causar sonolência;
  • O uso de lâmpadas suspensas pode aumentar a eficiência e reduzir a fadiga

A Energy Jr realiza o projeto de dimensionamento de iluminação,  promovendo o estudo completo para cada ambiente de trabalho, seguindo as normas específicas e obedecendo a realidade da sua empresa, se atentando aos detalhes que o projeto necessita e otimizando o ambiente de trabalho em 100%!

Que tal aumentar a produtividade da sua equipe, reduzir danos à saúde, contribuir para o bem estar do seu cliente/funcionário e, ainda por cima, economizar? Vem fazer um orçamento gratuito com a Energy!

Deixe uma resposta

Scroll to top