Análise do testemunho de poço: O que é? Quais seus benefícios?

Desde a segunda revolução industrial na metade do século XIX, o petróleo e seus derivados são um dos principais recursos utilizados nos mais diversos setores da sociedade. Dentre os mais variados serviços que possuem aplicação do petróleo, destaca-se o setor energético, pois a química foi uma vertente de inúmeras descobertas, principalmente em virtude do petróleo permitir a derivação de outras substâncias que viriam a ser utilizadas como fonte de energia. No entanto, a forma de extrair este recurso seja pela perfuração terrestre (Onshore), seja pelas plataformas marítimas (Offshore), demandam cuidados prévios para extração, bem como, análises das rochas presentes nos poços Onshore, para determinar a eficiência de extração do petróleo do mesmo.

A formação do óleo natural de combustível ocorre através de uma mistura complexa lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em ambientes de baixo oxigênio. Tal combustível, assim como citado anteriormente, pode ser encontrado nos mares ou no solo, porém não está distribuído de forma igualitária ao longo dos países e oceanos possuindo muitas vezes jazidas desconhecidas que exigem grandes esforços científicos e econômicos para sua exploração. Porém, em certos casos, sua exploração Onshore pode ser explorada e estudada de forma menos complexa.

Logo, análises de testemunho prévias sobre a perfuração de poços é de suma importância para economizar recursos e esforços de todo um setor fundamental para a sociedade moderna. Entretanto, uma análise de testemunho não é essencial apenas para verificar a eficiência de determinado poço, ela também é capaz de medir parâmetros a níveis microscópicos e macroscópicos que atestam a qualidade do produto, parâmetros como: Porosidade; cimentação; composição; classificação das rochas. Além disso, também podem a partir da litologia das rochas atestar a capacidade e profundidade do poço estudado.

A análise de testemunho é mais simples e menos complexa do que aparenta, assim que é iniciada a perfuração de um poço, com o auxílio da broca utilizada, é coletada as rochas que ao decorrer do processo se alojam no interior da broca de perfuração. Em seguida, são analisados os testemunhos em laboratório, ou com o manuseio de uma lupa.

É sempre válido lembra que os combustíveis fósseis não são renováveis , ou seja, demandam milhares de anos para formar novas unidades. O seu processo de perfuração e captação devem ser utilizados de forma a evitar desperdícios, além do seu manuseio ser abordado da maneira mais ética possível.

Deixe uma resposta

Scroll to top