Consequências ético-sociais do aumento do preço da gasolina no Brasil

 

É indubitável que a gasolina é um dos recursos mais preciosos para o sociedade moderna, consequentemente o bem estar socioeconômico está diretamente ligado ao seu bom funcionamento, ou seja, preços exorbitantes acarretam crises nas mais diversas camadas sociais do mesmo que preços coerentes e refinarias adequadas desenvolvem o avanço na sociedade como um todo.

No Brasil tal fato é observado e pode ser ainda mais danoso, pois a sua matriz de transporte é limitado ao modal rodoviário, e desse modo, os derivados do petróleo são altamente exigidos principalmente para transportes com elevadas quilometragens e com isso acarretam elevação no preço dos mais diversos produtos prejudicando o pequeno consumidor e a economia como um todo. Além disso, preços escorchantes nos combustíveis colaboram também para uma crescente alta na inflação, que corroboram para índices sociais negativos observados no Brasil atual.

No entanto, não apenas impactos políticos são constatados mas também efeitos éticos são contemplados na venda e distribuição da gasolina. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, oito postos de gasolinas foram interditados por adulteração nos combustíveis na Grande Vitória em uma única operação. Ademais, infelizmente, estados que possuem preços reduzidos no combustível detém ligação com adulteração, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo) o estado que possui a gasolina mais barata (Amapá) é aquele que possui maior índice de deturpação.

Porém, felizmente, a ciência brasileira e mundial têm se mobilizado para mudar um pouco desta realidade, o Biodiesel tem se mostrado uma opção flexível e acertada para países com climas favoráveis para a agricultura, além disso, diversas federações têm subsidiado a produção e o investimento científico na construção de carros elétricos.

Desse modo, cabe a nós buscar novas medidas muitas vezes paliativas, mas que de certo modo agregam mudanças no monopólio de produção e que estejam alinhadas no combate a formação de cartéis nos postos. Medidas atuais e baratas que podem ser realizadas muitas vezes por empresas juniores é a análise da gasolina em laboratório que podem nortear a população para quais redes de distribuição são confiáveis na venda e dispersão, ademais, um crescimento sustentável e pautas que preservem o avanço científico devem ser levadas como prioridades.

Por fim é válido mencionar que, o Brasil, é um país com dimensões continentais, logo, é preciso uma renovação na sua matriz de transporte seja pelo modal Ferroviário, seja pelo aquático no litoral.

Deixe uma resposta

Scroll to top