CONTA DE ENERGIA MUITO ALTA? ATITUDES QUE FAZEM A DIFERENÇA.

20/06/2017

Comodidade e bem estar custam cada vez mais caro e a falta de atenção aos detalhes acaba sendo significativa no bolso do brasileiro ao final do mês. Uma das principais reclamações está relacionada às contas de energia. Principalmente no verão, essas vão às alturas e colocamos a culpa apenas no maior vilão: o ar condicionado. Porém, mostraremos aqui pequenas atitudes que na maioria das vezes passam despercebidas e podem ajudar na redução da sua conta.

Tenha consciência do seu consumo

Pequenos hábitos como apagar as luzes antes de sair dos locais, aproveitar ao máximo a luz natural abrindo portas e janelas, utilizar cores claras nas paredes e tetos dos ambientes, podem ser simples, mas fazem a diferença. Abra a porta da geladeira o mínimo possível e não coloque alimentos quentes dentro dela. Reduza os tempos de banho quando utilizar o chuveiro ligado e passe todas as roupas de uma vez para que não tenha que ligar o ferro de passar várias vezes. Retire equipamentos que não estão sendo utilizados das tomadas, até mesmo carregadores de celular. Tendo consciência de onde vem seu consumo, fica mais fácil diminuí-lo.

Verifique seus eletrodomésticos e lâmpadas

Realize a manutenção e limpeza de aparelhos eletrônicos, pois a poeira pode aquecê-los e dissipar energia em forma de calor. Isso também vale para lâmpadas e luminárias, pois a poeira pode reduzir o fluxo de luz. Evite deixar a geladeira muito cheia e colocar os alimentos muito próximos à parede, além de verificar se a mesma está com a vedação correta da porta, assim você não terá gastos desnecessários.

Cuidado ao escolher seus produtos

Prefira produtos mais eficientes indicados pelo INMETRO com o selo e a letra A. Utilize lâmpadas de led e fluorescentes, até mesmo em geladeiras. O que muitas pessoas não sabem é que existe uma norma da ABNT que informa qual a intensidade luminosa necessária para cada ambiente, portanto verifique a correta para não prejudicar a produtividade nem utilizar valores acima do necessário.

Invista em alternativas

Existem alternativas aplicadas ao seu imóvel que são investimentos que valem a pena para reduzir a conta de luz. Uma dica é instalar telhas transparentes, com isso o aproveitamento da luz natural será ainda maior. Também é interessante a aquisição de aquecimento solar que poupa o consumo de energia com chuveiros elétricos. A instalação de painéis solares fotovoltaicos reduz a dependência às concessionárias, que por produzirem eletricidade para todo o imóvel, podem reduzir sua conta de luz a quase 100%.

Atitudes como essas ajudam no seu bolso e também contribuem para um mundo mais sustentável.

Deixe uma resposta

Scroll to top