ENERGIAS QUE MOVEM O MUNDO

05/07/2017

A preocupação com a exploração do homem faz com que alternativas sustentáveis sejam aplicadas por todos os setores da sociedade, começando com pequenas atitudes no dia a dia e passando por decisões de grande impacto, no ambiente profissional. Com isso, a utilização de energia sustentável vem sendo empregada em maior escala, já que, sendo obtida por recursos inesgotáveis, causa pouco ou nenhum prejuízo para a natureza em sua geração.

Energia Eólica 

É gerada a partir da força do vento. Não há nenhum prejuízo ao meio ambiente e possui a vantagem de poder levar eletricidade a lugares remotos. Porém, pode ser vista como prejudicial, pois há sonora para a comunidade local.

Em 2015, o Brasil se firmava como a quarta nação do mundo onde essa fonte de energia mais crescia, com uma capacidade eólica instalada de 9,96 gigawatts, o que representava  11 milhões de residências abastecidas por mês (aproximadamente  33 milhões de habitantes). Além disso, esses números representam que quase 17 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos anualmente.

Energia Maremotriz

Talvez não muito conhecida, essa energia é gerada a partir de turbinas hidráulicas e baseia-se na circulação da água através do movimento das ondas e na diferença de temperatura da água.

Apesar de não interferir no esgotamento de recursos naturais, não é muito utilizada por ser uma energia ainda pouco efetiva.Essa alternativa teria um impacto similar ao de geradores eólicos (emissão de 15 gCO2 / kWh ), uma enorme vantagem se comparado ao impacto das gerações baseadas em combustível fóssil (emissão entre 400 e 1000 gCO2 / kWh).

Energia Hidrelétrica

Essa é a energia mais utilizada no Brasil. Gerada a partir do curso dos rios, utilizando o movimento da água.De acordo com a Aneel, em 2016 a fonte que mais cresceu em números absolutos foi a de grandes usinas hidrelétricas, com um incremento aproximado de 5 mil MW, representando 53% do total. Para esse ano, espera-se um crescimento absoluto com aproximadamente 4 mil MW.

Apesar de não explorar recursos naturais, alguns acreditam que não essa não seja uma energia muito sustentável, uma vez que as barragens causam impactos à fauna e flora da região.

Energia Solar

Caracterizando a energia proveniente da radiação solar, é considerada uma das principais fontes de energia limpa existentes. Essa energia vem ganhando cada vez mais espaço uma vez que, além de ser sustentável, oferece vantagens como redução da conta de luz ou até mesmo independência energética. Além disso, uma usina solar de 100 MWp gera energia para 20.000 casas e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), divulgou informações e gráficos atualizados sobre o setor, informando que nos primeiros meses de 2017, foram conectados à rede de distribuição 8.301 sistemas solares fotovoltaicos, gerando créditos no sistema de compensação de energia elétrica.

Fontes de energia tradicionais como o petróleo e o carvão mineral estão se tornando cada vez mais escassas, além de serem terrivelmente poluentes. Dessa maneira, é indiscutível a importância de se investir energias que movam o mundo sem comprometer o meio ambiente e garantindo a eficiência energética.

Deixe uma resposta

Scroll to top