ENSINO REMOTO: COMO POTENCIALIZAR O APRENDIZADO?

27/08/2020

Durante o período delicado que vivemos um dos setores mais afetados foi o da educação, afinal, o modelo educacional vigente era, até então, um ambiente aglomerado. Dessa forma, a alternativa encontrada foi migrar o ensino para o modelo remoto.

É sabido que essa é uma realidade delicada para todos, assim, tanto alunos quanto educadores devem se esforçar para que a adaptação seja realizada da melhor forma possível. Computadores, tablets, celulares, internet, videochamadas se tornaram comuns entre estudantes e professores, apesar disso, para a melhor adaptação é necessário implementar novas estratégias. Aos alunos e seus respectivos pais cabe a responsabilidade de manter os cuidados como boas horas de sono diários, disciplina para manter a rotina e reservar um bom local para os estudos!

Aos educadores fica a responsabilidade de transmitir os conteúdos, porém, essa tarefa comum tem se tornado um grande desafio. Sair do óbvio e inovar na forma de transmitir os conteúdos é uma das necessidades mais desafiadoras, por isso, hoje vamos conversar um pouco sobre as alternativas e estratégias para manter o interesse e prender a atenção dos alunos durante as aulas remotas. 

  • Gamificação: É um recurso que possibilita ao educador implementar um ambiente descontraído que incentiva uma competição sadia e a busca por melhores resultados e além disso possibilita aos alunos uma aprendizagem dinâmica e leve. 
  • Ferramentas de apoio: Fora do ambiente escolar a administração do tempo de estudo e organização de tarefas pode se tornar ainda mais difícil, por isso é interessante que os educadores apresentem aos alunos ferramentas capazes de auxiliá-los. Uma alternativa é a técnica pomodoro! 
  • Momento descontração: Uma mistura de informações importantes em tom de seriedade e informações descontraídas ajuda os educadores a quebrar o clima de monotonia que pode se instaurar nas aulas remotas. Uma brincadeira rápida, um vídeo educativo engraçado ou até mesmo atrelar a matéria estudada com alguma atualidade da semana é uma ótima ideia!

A adaptação é delicada para ambos os lados mas com criatividade e entusiasmo esse desafio se torna mais agradável!

Organização e planejamento?

Materiais da Energy Jr. para melhorar o desempenho e gestão de tempo!

Deixe uma resposta

Scroll to top