ERROS QUE ATRAPALHAM A ECONOMIA DE ENERGIA

10/02/2021

A conta de energia tem subido ano após ano, e cada vez mais a arte de economizar se torna uma necessidade. 

Reduzir gastos é sempre bom, sobretudo diante da realidade atual, onde muitas pessoas tiveram seus orçamentos afetados por conta da pandemia. Apesar de a economia ser um desejo de todos, a maioria das pessoas ainda mantém atitudes que atrapalham a redução de gastos. Iremos falar um pouco sobre cada uma e o porquê elas contribuem para o aumento da sua conta de luz.

  • Manter aparelhos pouco utilizados em stand by;

O stand by pode representar até 12% de todo o consumo energético. Apesar de não estarem em pleno funcionamento, os eletrodomésticos em stand by continuam consumindo energia, ainda que em uma quantidade muito pequena. O problema é que de pouco em pouco essa energia toma forma e pesa no bolso do consumidor. Uma conta de energia de uma família de cerca de R$200,00 pode ter cerca de R$24,00 gastos apenas com aparelhos pouco utilizados que permanecem no modo stand by. Por isso, o mais indicado é deixar os aparelhos como microondas, tv e outros de uso momentâneos desconectados da tomada.

  • Deixar o carregador na tomada a noite toda;

Existem muitas dúvidas quando o assunto é deixar o celular carregando a noite toda: diminui a vida útil do aparelho? Vicia a bateria? São algumas das perguntas que mais aparecem nos buscadores da internet, e a resposta é: não para as duas. Atualmente a maioria dos celulares possui baterias de íon de lítio, e nesses modelos, já não se observa mais o “efeito memória” que aparecia em outros modelos de bateria mais antigos. No entanto, de acordo com o professor David Mackay, o costume de manter o celular carregando depois de atingido os 100% de bateria, apesar de não ser um ponto crucial para a saúde do aparelho, é um fator que pode contribuir para um maior gasto energético. Quando o aparelho permanece conectado após completar a carga o consumo médio é de cerca de 2,5W, o que não é tão alto, mas se considerarmos uma residência de 5 pessoas, onde todas as noites os aparelhos ficam conectados à energia elétrica isso pode ser convertido em cerca de 120 reais por ano desperdiçados.

  • Manter o chuveiro no modo inverno o ano inteiro;

Em dias mais quentes, é possível tomar banhos com a água menos aquecida, apesar disso algumas pessoas se esquecem de ajustar o chuveiro e continuam gastando energia para aquecer a água. Parece um detalhe bobo, mas o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consomem energia. Dessa forma é possível ter banhos mais refrescantes e alívio no orçamento

  • Abrir refrigeradores sem necessidade;

Quem nunca abriu a geladeira para pensar o que queria comer?! Apesar de parecer uma prática inofensiva e inocente, pode influenciar e muito no valor total da conta de luz, sobretudo nos dias mais quentes. A cada vez que abrimos a geladeira ou o congelador, o aparelho trabalha para retirar o calor que recebeu. Quanto maior a frequência com a qual se abre a geladeira e maior o tempo que permanece aberta, maior será também a energia necessária para estabilizar a temperatura novamente. Por isso, o ideal é utilizar os aparelhos refrigeradores da forma mais eficiente possível, evitando desperdícios de energia. 

  • Utilizar equipamentos com baixa eficiência;

Apesar de mais baratos, os equipamentos menos eficientes podem revelar-se como uma escolha ruim a longo prazo. Já ouviu a expressão: "barato que sai caro"?! Pois é. Muitas das vezes a diferença de preço entre os produtos não compensa, porque a "economia" obtida na hora da compra do aparelho acaba sendo "gasta" na conta de luz. A situação é ainda mais crítica quando o aparelho é daqueles mais antigos que tendem a consumir mais energia. 

Outros fatores, mais conhecidos, que podem atuar como inimigos da economia são as lâmpadas incandescentes, que não apresentam um custo benefício animador, quando o assunto é o gasto energético. Outra atitude comum que impede a economia é o esquecimento quanto a regulagem do termostato da geladeira nas épocas mais frias, que contribui para evitar a sobrecarga do compressor e economizar energia!

Todas essas ações contribuem para a economia da conta de luz, mas você já pensou em uma forma de economizar até 95% do valor que você atualmente gasta com energia? Se sim, entre em contato com nossa equipe, temos o a solução ideal!

.

Deixe uma resposta

Scroll to top