IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

15/08/2017

Resíduo é toda a matéria que compõe o rejeito de um processo; na indústria, por exemplo, resíduo é tudo o que não faz parte do produto final. Coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final adequada são as etapas que constituem o gerenciamento de resíduos.

Gerenciar resíduos além de ser uma oportunidade de separar o comercializar materiais, evitar danos ambientais e à saúde pública, reduzir desperdícios e custos possibilita aumentar a lucratividade dos negócios.

Quando o gerenciamento de resíduos não é feito, além de perder oportunidades de melhoria dos negócios, os prejuízos podem ser ainda maiores. Segundo a lei nº 12.305/2010, o lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasoso, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas inadequadamente, causando poluição ou danos à saúde humana, fauna e flora, está sujeito a uma pena de cinco anos.

No Brasil, cerca de 41,6% dos resíduos sólidos urbanos têm destinação final inadequada e estima-se que sejam gerados 2,7 milhões de toneladas por ano de resíduos perigosos.

Para que esses dados não sejam mais parte da nossa realidade, empresas, comércio e cidadãos podem fazer a sua parte. A primeira abordagem para o gerenciamento de resíduos passa pelo uso racional de matéria-prima, água, energia e o reuso ou reciclagem dos subprodutos. Que tal fazer a sua parte?

Deixe uma resposta

Scroll to top