O QUE É ANÁLISE TARIFÁRIA E COMO PODE AJUDAR NA ECONOMIA DE ENERGIA DE UMA EMPRESA

20/08/2021

A energia elétrica se tornou essencial para muitas atividades humanas. Em todos os momentos, é utilizada tal fonte para recreação, necessidades básicas de trabalho e estudo, eletrodomésticos e uma série de ocasiões. É por isso que a conta de energia, devido a essa utilização exacerbada, pode vir elevada para os consumidores. Uma das alternativas que auxilia o usuário a economizar energia é a análise tarifária. Portanto, é preciso explicar o que é a análise tarifária e como funciona esse processo.

A análise tarifária é o estudo realizado sobre a fatura de energia elétrica por um profissional. Nesse estudo, o responsável estuda o comportamento atual tais como os custos nos horários de ponta e fora-ponta, o grupo tarifário e a modalidade tarifária, e com esses dados ele determina as alterações de contrato para alcançar a economia na conta de luz. 

Os métodos utilizados na análise podem ser comentados e explicados como por exemplo:

Grupos tarifários

Os grupos tarifários são uma forma de classificar os consumidores pelo nível da tensão consumida. Existem dois grupos, o A e B. No grupo A as unidades consumidoras utilizam tensão igual ou superior a 2,3 kV, e no grupo B uma tensão menor que 2,3 kV.

Em seguida, o Grupo A é dividido nos seguintes subgrupos:

  • A1 – 230 kV ou mais.
  • A2 – 88 a 138 kV
  • A3 – 69 kV
  • A4 – 2,3 a 44 kV
  • AS – Menor que 2,3 kV (atendimento subterrâneo)

Como a análise tarifária tem maior importância sobre grupos que consomem mais, a modalidade tarifária define a forma que o consumidor será cobrado pela energia utilizada. Assim, existem duas modalidades tarifárias diferentes, porém apenas os subgrupos A4 e AS podem escolher entre a modalidade azul ou verde e os demais somente azul. As modalidades em si representam:

  • Modalidade Tarifária Azul – Na tarifa azul, o consumidor faz duas contratações de demanda: uma para o horário de ponta e outra para o horário de fora-ponta. Analogamente, o mesmo vale para o consumo de energia, a distribuidora cobra separadamente os períodos de ponta e fora-ponta.

  • Modalidade Tarifária Verde – Na tarifa verde, o consumidor faz apenas uma contratação de demanda, e ela valerá tanto para o horário de ponta como para o horário fora-ponta. Quanto ao consumo, a distribuidora cobra apenas o valor mais alto dos dois períodos.

Horário ponta e fora-ponta

Como existem consumos diferentes conforme os horários do dia, é definido o horário ponta e fora-ponta. Esse período varia segundo a distribuidora de energia elétrica.

Cada estudo do melhor caso para a empresa é feito por profissionais que encontrarão a melhor alternativa de contratação, buscando pela aquela que traz maior economia. Quer economizar também? Entre em contato com a Energy!

 

Por João Batista Hudson Freris

.

Deixe uma resposta

Scroll to top