OS DESAFIOS DO HOME OFFICE E COMO MAXIMIZAR A PRODUTIVIDADE 

26/05/2020

O surgimento da Covid-19 e sua alta taxa de transmissão transformaram a forma de viver de várias pessoas. No Brasil não foi diferente, apesar de implementar práticas de isolamento social tardiamente, quando comparado com outros locais do mundo. Em meio a este cenário, os trabalhos home office ganham destaque e se tornam cada vez mais comuns. 

O home office é atualmente uma das alternativas adotadas pelas empresas diante das políticas de isolamento social. Esse é o trabalho portátil, um estilo de trabalho que pode ser exercido em qualquer outro ambiente que não seja o tradicional escritório da empresa. Há quem faça home office em estabelecimentos como cafés e em salas coworking, mas agora o mais ideal é que esse trabalho seja realizado em casa, respeitando o isolamento.  

Apesar de ser muito almejado por alguns, o home office também tem suas particularidades, e para garantir uma alta produtividade é preciso seguir algumas boas práticas.  

Aqui trouxemos algumas dicas:  

  • Tenha uma rotina e estabeleça um número fixo de horas de trabalho;

A rotina ajuda o cérebro a "entender" o trabalho em casa. Um erro comum é aproveitar o tempo, que antes seria gasto com o deslocamento, para dormir mais. Essa prática não é indicada porque a tendência é que as tarefas domésticas demandem boa parte do tempo do profissional e com isso haja um atraso para iniciar o expediente afetando todo o planejamento do dia em um efeito dominó. O expediente em casa tem que ter um horário de início e fim, seja qual for o período escolhido.

Caso seja necessário resolver algo durante o expediente, programe os horários como se estivesse no escritório, fazendo hora extra se for necessário. Na ausência de um horário fixo, fica mais fácil perder o controle dos limites entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer o rendimento. 

Os que trabalham para uma empresa, provavelmente tem que cumprir alguns horários para participar de reuniões e entregar projetos. Já para os autônomos é importante manter uma rotina para não acabar trabalhando demais, ou de menos! 

  • Vista-se adequadamente (Tire o pijama!);  

O pijama e outras roupas excessivamente confortáveis emitem sinais, ainda que inconscientes, de relaxamento e descanso. Os sinais recebidos tendem a reduzir a produtividade, por isso é indicado a utilização de roupas mais apropriadas para o trabalho, mas sem exageros. O ideal é escolher uma roupa que você poderia usar em uma call sem parecer desleixado. (Cuidado pra não virar meme, a parte abaixo da cintura também conta!) 

  • Separe um lugar da casa para o trabalho, mantenha-o organizado e utilize-o sempre;  

Nós assimilamos informações do ambiente de forma inconsciente, que interferem na produtividade. Em ambientes de trabalho, como nos escritórios o nosso cérebro recebe sinais, ainda que inconscientemente, de que é hora de trabalhar. Quando estamos em casa podemos receber sinais opostos já que estamos no local que utilizamos para descanso.  

Para que isso não ocorra é importante ter um ambiente calmo e organizado que podemos utilizar diariamente desenvolvendo uma rotina. Caso não tenha espaço disponível para isso, uma mesa de trabalho em um dos ambientes mais reservados da casa contribui para a melhor concentração. 

É importante que esse ambiente seja iluminado, de preferência próximo a uma janela para poupar gastos com energia. Além disso deve ser organizado, sem decorações excessivas que possam tornar o ambiente poluído ou provocar distrações.  

Consolidar um hábito exige repetição, mudar o posto de trabalho diariamente atrapalha. O ideal é deixar no local escolhido uma garrafa de água e tudo o que você precisa para o dia, evitando o abandono do posto para procurá-los. Toda interferência prejudica a produtividade.  

  • Organize as tarefas, com ordem de prioridade e urgência; 

De acordo com especialistas em neurociência, a capacidade de fazer várias tarefas de forma simultânea é um MITO! O nosso cérebro tende a alternar o foco de uma tarefa para a outra em uma sequência de processos que gasta energia e pode provocar uma recara cognitiva. O estresse gerado ainda reduz a dopamina, elemento fundamental quando se fala de atenção. O ideal é organizar as tarefas em ordem de prioridade e também de urgência, para assim decidir a ordem de execução garantindo a atenção e produtividade.  

  • Estabeleça regras claras com a família sobre o horário de trabalho e a necessidade de concentração; 

Home office não é sinônimo de estar à disposição sempre. É fato que o trabalho em home office permite uma maior autonomia quanto aos horários, mas isso deve ser analisado com cautela.

É importante explicar aos amigos e família os horários de trabalho e a necessidade de concentração e além disso, essencial saber negociar afazeres ante o tempo estipulado para o trabalho de modo que as horas de serviço não sejam perdidas com atividades paralelas. Caso necessite fazer alguma tarefa durante o “expediente” é interessante propor uma forma de compensá-la, como uma “hora extra” por exemplo.  

  • Comunicação é importante e essencial;   

As falhas de comunicação provocadas por uma equipe trabalhando a distância podem ser um estresse a mais. Para evitar é preciso explicar aos colegas e à liderança o que se espera de cada um, reuniões de alinhamento são uma boa alternativa. Além disso é importante organizar as pautas das reuniões previamente para que não se delongue ou perca o foco.  

  • Tirar um tempo para descanso é importante;  

No modelo home office é comum extrapolar a jornada de trabalho, mas isso pode ser prejudicial porque o cansaço e estresse prejudicam as funções cognitivas. Para evitar essa sobrecarga é importante trabalhar em turnos, reservando períodos de descanso.
De acordo com especialistas o nosso corpo consegue se concentrar até no máximo cerca de 120 minutos antes de necessitar de uma pausa, por isso é importante trabalhar em turnos, em especial turnos de 90 minutos que podem maximizar a produtividade. 

Ao fim do expediente, o ideal é não prosseguir com os trabalhos. O indicado é estabelecer um horário para o trabalho e respeitá-lo. Para ajudar na adaptação é recomendado agendar algum compromisso no horário escolhido como término do expediente (assistir algum programa de tv, alguma tarefa doméstica), assim o fim do expediente fica bem delimitado.  

  • Trabalho colaborativo gera motivação; 

Manter a motivação é um dos grandes desafios do home office, uma forma de ajudar é o trabalho colaborativo. Se mostre disposto a ajudar e peça ajuda quando necessário! 

Além de apontar as atitudes a serem tomadas vamos também mostrar as que mais atrapalham o home office e devem ser evitadas, são elas:  

  • Desconforto; 

Um escritório doméstico precisa ser agradável, confortável e os móveis, ergonômicos. Caso contrário podem surgir dores ocupacionais e quando você percebe precisa de mais pausas durante o dia e se vê sem motivação para dar um gás nos projetos.  

  • Vida doméstica; 

Não é porque está em casa que vai conseguir arrumar tudo. Concentre-se no trabalho e deixe as tarefas domésticas para depois.  Caso contrário pode ser que seja gasto tempo demais nessas tarefas, que parecem não ter fim, e o trabalho seja deixado para depois quando já estamos cansados e não rendemos tão bem.

  • Indisciplina; 

A flexibilidade de horário tem suas pegadinhas. Adiar as tarefas com prazos um pouco mais longos para fazer outras coisas, de interesse pessoal, é comum, mas pode se tornar um problema. Deixando tudo para depois será preciso trabalhar noite adentro e nos fins de semana para entregar as tarefas em dia, causando exaustão. 

  • Isolamento; 

A falta de contato com profissionais da área por períodos muito longos pode reduzir a produtividade. Agende reuniões, ainda que remotas, para manter contato com outras pessoas. 

  • Falta de planejamento;  

A falta de planejamento favorece o desperdício de tempo e energia. Na falta de metas, tanto diárias quanto semanais se torna muito mais fácil se perder nos afazeres já que em home office não temos o mesmo nível de cobrança de um escritório tradicional. Utilize a boa e velha agenda, seja no papel ou digital. 

Nossa nova realidade tem exigido atitudes diferentes! 

Se puder, fique em casa, lave as mãos, tudo isso vai passar! 

.

Deixe uma resposta

Scroll to top