SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE CRÉDITOS: COMO FUNCIONA?

10/03/2021

O mercado de sistemas de energia solar nunca esteve tão aquecido. Quem conta com esse tipo de tecnologia em casa ou na empresa tem benefícios enormes, principalmente no que diz respeito à economia na conta de luz. Os créditos de energia solar são um exemplo disso. Regulados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), eles dizem respeito à quantidade excedente de energia gerada em um painel fotovoltaico por meio de mini ou micro geração.

 

O que são créditos de energia solar?

Existem, basicamente, dois tipos de sistemas de energia solar : o off-grid e o on-grid. O primeiro é isolado da rede pública de energia, muito utilizado em locais onde não há abastecimento elétrico.

Já o sistema on-grid está conectado à rede pública de energia e funciona em conjunto com o abastecimento geral. Quando esse sistema não consegue gerar energia suficiente para alimentar o imóvel, em casos atípicos como instalações de máquinas após a instalação dos painéis (algo que não estava previsto no orçamento e planejamento) ou no verão com o uso excessivo de ar-condicionado, ele automaticamente passa a consumir a eletricidade da rede pública.

Esse tipo de sistema é o mais utilizado atualmente e é o responsável pela geração dos créditos de energia solar, que podem ser utilizados abatendo o consumo.

Como funciona o sistema de créditos de energia solar?

Os geradores de energia elétrica são categorizados de acordo com sua potência de geração. Sistemas que geram até 75 kW são chamados de micro geradores. Já os que produzem entre 75 kW e 5 MW, potência máxima que se pode instalar dentro da regulamentação ( aproximadamente 35.000m² de painéis solares ), são os de mini geração. Essa diferenciação muda alguns pontos no processo, principalmente de vistoria e documentação.

Para iniciar a participação no sistema de compensação de créditos de energia solar, o primeiro passo para o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, após a instalação do gerador de energia solar, é se cadastrar formalmente na distribuidora de energia local e seguir as instruções.

Como é feita a compensação?

Ao final do mês, automaticamente, o relógio instalado no final do processo de cadastro do sistema fotovoltaico aferirá se o imóvel gerou mais energia do que consumiu ou vice-versa. Se o consumo for maior, constará apenas a diferença na fatura mensal, com os créditos já sendo abatidos em forma de kWh.

Já se a geração de energia foi maior do que o consumo durante o mês, o imóvel recebe o desconto na fatura da mesma forma, além de um excedente de créditos em kWh. Isso é importante porque o valor monetário do kW pode variar muito ao longo do tempo. Esse crédito, então, pode ser utilizado dentro de um período de até 5 anos.

Quem pode fazer parte do sistema de "Créditos de Energia Solar"?

Para você aderir ao sistema de compensação (créditos de energia) você deve ser um "Consumidor Cativo" (Consumidores cativos são todos aqueles que compram a sua energia diretamente da distribuidora).

Praticamente todas as residências e comércios neste país compram a sua energia das distribuidoras, portanto, se você é dono de uma casa ou um comércio, você pode instalar o sistema de energia solar e aderir ao sistema de créditos.

Transferência dos créditos de Energia Solar

Os montantes de energia produzida em excesso e injetada, que não forem compensados no local que produziu, poderão ser utilizados para compensar o consumo de outras locais, desde que cadastrados para esse fim e atendidos pela mesma distribuidora de energia, cujo titular seja o mesmo, tanto para pessoas físicas como para empresas.

Em busca de driblar os altos custos e as práticas não sustentáveis, muitos consumidores tem aderido à energia solar através de projetos de mini e micro geração. Venha já fazer seu orçamento gratuito!

Deixe uma resposta

Scroll to top