6 MOTIVOS PARA SE INSTALAR PLACAS FOTOVOLTAICAS

20/07/2017

Energia fotovoltaica é produzida a partir de luz solar. Dessa forma, quanto maior a incidência de raios do sol, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Porém, isso não significa que em dias nublados e chuvosos o sistema não funcione. Muito pelo contrário, a vantagem das placas fotovoltaicas é que é necessário apenas que fótons de luz cheguem até elas e não necessariamente o calor.

Com o Programa de Geração Distribuída de Energia Elétrica, lançado em 2015 pelo Ministério de Minas e Energia, a geração de energia pelos próprios consumidores com base em fontes renováveis passou a ser cada vez mais incentivada. Por isso, conheça alguns motivos para se investir em placas fotovoltaicas.

Fim dos aumentos tarifários

Todos os anos reajustes tarifários afetam o bolso do brasileiro e no caso das contas de energia isso não é diferente. Em 2017 a conta de luz deve aumentar cerca de 8%, atingindo todos os que dependem de companhias energéticas. Com a geração de energia fotovoltaica, o consumidor é compensado pela economia na conta de luz e diminui a dependência de tarifas instáveis cobradas pelas concessionárias.

Disponibilidade 24 horas

O sistema solar permite que a energia fique disponível mesmo quando não há sol, uma vez que o excedente de energia gerado durante o dia é transformado em créditos que podem ser usados a noite ou em dias nublados, quando a produção não for suficiente para suprir todo o consumo.

Financiamento e consórcio

Não há necessidade de investimento único. Governo e empresas distribuidoras disponibilizam financiamentos à baixa taxa de juros, além da alternativa do consórcio, que possibilita dividir o pagamento em pequenas parcelas mensais.  Muitas vezes, essas parcelas apenas substituem o valor que seria pago na conta de energia, não causando nenhum impacto perceptível no bolso do investidor.

Valorização do imóvel

Muitos receiam em investir em placas fotovoltaicas, pois visualizam prejuízo caso seja necessário a venda do imóvel. Porém, a instalação pode agregar um valor de até 8% na hora da venda, beneficiando tanto o vendedor como o próximo proprietário

Retorno do investimento

Ao instalar os painéis, o consumidor terá gastos em apenas um investimento, passando a ter uma geração independente de energia. Assim, os gastos com o consumo energético podem atingir até 100% de economia, possibilitando um retorno do investimento inicial em cerca de sete anos.

Preservação ambiental

A opção pela instalação desse tipo de energia evita a emissão de combustíveis fósseis, diminui a necessidade de utilização de hidrelétricas, contribuindo assim para o bem do seu bolso, conservação do meio ambiente e qualidade de vida das futuras gerações.

Deixe uma resposta

Scroll to top