Sustentabilidade e seus impactos no marketing de uma empresa

 

 

É de conhecimento geral que, o mundo moderno, vive uma das piores crises climáticas de toda história. O aumento do efeito estufa, derretimento das geleiras, poluição dos oceanos, escassez de recursos cruciais para economia e à vida e dentre inúmeros outros fatores vêm despertando olhares mais críticos dos consumidores e veículos midiáticos sobre como a humanidade utiliza seus produtos naturais. Esse acontecimento foi intensificado principalmente pela popularização das redes sociais, que por meio do seu engajamento, influenciam e alertam seus usuários para o desgaste que nosso planeta tem sofrido e em alguns casos, faz com que seus participantes busquem produtos e serviços que compartilhem dos seus ideais.

Felizmente, ao notar mudanças no comportamento de consumo, diversas marcas passaram a adotar práticas recicláveis e até mesmo substituíram os componentes de seus principais produtos, por exemplo, a Nestlé recentemente substituiu os canudinhos plásticos do nescau, para canudinhos de papel que é menos agressor aos oceano e florestas. E com isso, a forma de empresas se engajarem e anunciarem seus produtos também foi modificada.

Portanto, é notório que práticas verdes não apenas colaboram para um futuro mais ético, mas em certos casos pode aumentar a margem de lucro de determinado setor, pois alguns consumidores estão dispostos a pagarem um preço maior para uma prática ecológica. Não apenas isso, o ecomarketing também contribui de forma extremamente positiva para a competitividade de uma firma, porque segundo a PwC, 95% dos executivos, empresários e consumidores estão preocupados com a causa ambiental.

Entretanto, apenas “compartilhar” propagandas enganosas que repassam ideias de preservação, enquanto na verdade mascara uma realidade completamente oposta, mostrou-se  preocupante para os praticantes desse método. Pois, inúmeras empresas tem sido acusadas de falso apelo verde e, desse modo, tem perdido seu engajamento social e prejudicado sua receita.

Logo, os constantes apelos dos mais variados setores contribuem veementemente para o movimento verde, sua causa perpetua-se significativa ao ponto de modificar todo um padrão de consumo. Mostrar-se alinhado com a causa verde não apenas contribui positivamente para o lucro de empresas, mas também contribui para uma imagem de comprometimento e cidadania para o planeta. Além disso, não podemos esquecer que, nosso planeta não detém recursos infinitos, lutar pela otimização da produção e premissas ecológicas  também é uma maneira de assegurar um futuro mais coerente e ético para todos.

 

 

 

Deixe uma resposta

Scroll to top