COMO REDUZIR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS

29/08/2017

Entre a política dos 3 R’s (reciclar, reduzir e reutilizar), conjunto de ações que visam diminuir da produção de resíduos, a redução é a que apresenta um dos maiores potenciais, uma vez que é mais seguro e menos custoso prevenir do que controlar uma contaminação proveniente desses rejeitos.

Para a redução na geração de resíduos pode-se, dentre outras alternativas, realizar modificações de processo, controle de estoque, substituição de matéria prima e maquinários e boas práticas de operação. Assim, inicialmente, o processo pode demandar gastos com a troca de alguns produtos por outros mais puros e com menor potencial de poluição, ou outro tipo de investimento inicial. Porém, deve-se lembrar que a maioria dos gastos são na implementação da estratégia e as vantagens econômicas e a imagem da empresa resultantes devem ser consideradas.

Existem diferentes modelos de gestão ambiental que podem ser adotados pelas empresas, que são: produção mais limpa, que foca na reutilização de resíduos e uso de tecnologias, e produção com menor consumo de matéria prima, diminuindo a geração de resíduos na fonte; ecoeficiência, que é caracterizado por liberar menor quantidade de resíduos tóxicos e fazer uso eficiente da matéria prima com produtos que demorem mais tempo para retornar à natureza; e o ecoplanejamento, em que se criam produtos com base em materiais alternativos ou reciclados, reduzindo o consumo de energia do processo.

Uma empresa que aplica a redução na geração dos resíduos é beneficiada, uma vez que há cortes no custo de coleta, transporte e destinação correta, redução de riscos de acidentes devido ao acúmulo de resíduos e ainda garante a manutenção do meio ambiente.

Uma das melhores escolhas para aplicação de todas essas alternativas é a contratação de uma consultoria para a criação de um plano de gerenciamento de resíduos, desenvolvendo métodos que atuam desde o início dos processos de produção na redução de desperdícios, até o descarte correto e de menor custo. Demonstrando a relevância do assunto, hoje existem linhas de financiamento facilitado para empresas que querem investir em tecnologia ambiental, fomentando o desenvolvimento consciente à preservação dos recursos naturais.

Deixe uma resposta

Scroll to top