Mundo agro e a energia solar

Por conta do clima e terras favoráveis, desde o século XIX o Brasil se destaca como uma potência agrícola e ainda segundo estimativas da organização das nações unidas (ONU) em breve ele pode atingir o topo da produção mundial de alimentos. Além disso, como o país possui grande extensões territoriais e por conta de sua localização geográfica detém inúmero modos de produzir energia para abastecer e custear a produção do agro.

Mas qual energia é mais barata e efetiva para o campo?

Como os regimes de chuvas irregulares e os constantes desmatamentos interferiram na produção de energia hidroelétrica, a conta de luz sofreu diversos aumentos nos mais diversos setores, o que também elevou os custos para o produtor rural. Este aumento substancial também revelou os impactos que a dependência energética pode gerar e a  necessidade de procurar outras fontes energéticas alternativas, um exemplo moderno e promissor é a energia solar.

Além de ser mais sustentável, diminuindo os impactos negativos na fauna e flora, ela é mais barata, onde possui uma redução expressiva na conta de luz e possui uma manutenção extremamente simplificada. Desde 2019, a potência instalada em empresas agrícolas vem aumentando.

O setor de grãos, que historicamente é de grande importância por conta do Brasil se destacar como um grande exportador de commodities, é o que mais investe em meios para baratear seu gasto energético, já que possuem um grande gasto para produzir e também necessitam constantemente de uma grande demanda energética nas mais diversas etapas de processamento. Além de atender esta demanda, a energia solar também contribui para o produtor que não deseja ser refém da bandeira tarifária e, consequentemente, dos aumentos na conta de luz.

Por fim, em virtude de questões ambientais inúmeros países subsidiam a produção de energias renováveis e o Brasil não é diferente, desse modo, a energia solar tende a estar cada vez mais presente nos mais diversos setores da economia e seu uso é de extrema importância para conter os avanços do aquecimento global, bem como aliviar a conta de luz dos consumidores.

Deixe uma resposta

Scroll to top