Quais as soluções para os atuais problemas ambientais?

As mudanças climáticas talvez sejam o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a os próximos anos. A terceira década do século XXI acaba de começar e os desafios ambientais que temos pela frente, são enormes, além disso, segundo as análises sustentáveis do plano de desenvolvimento da ONU, estamos atrasados para reverter a atual situação climática vivenciada pelo planeta.

Quais os principais problemas climáticos vivenciamos?

Um dos problemas principais problemas conhecidos é o aquecimentos global, as emissões constantes de CO2 estão acelerando as mudanças climáticas e ameaçam a sobrevivência de milhões de pessoas, animais e plantas, pois provoca episódios meteorológicos tais como secas, incêndios e inundações, cada vez mais frequentes e extremos. Este fenômeno nos obriga a  implementar medidas que objetivam reduzir cada vez mais essa redução, já que em virtude do crescimento populacional e a demanda energética cada vez maior há um tendência natural de emitirmos sempre mais e mais carbono para a atmosfera.

Em seguida, outro problema que a humanidade enfrenta constantemente é a poluição da atmosfera e da água, que causam diversos problemas no nosso organismo. A ONU defende eliminar as descargas de resíduos, minimizar o uso de produtos químicos e depurar mais quantidade de águas residuais.

Ademais, o crescimento populacional exige diretamente um crescimento energético e com isso, dado o sistema de produção energético atual, aumentar a produção de energia significa aumenta as emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE), não bastasse isso, a ONU calcula que 13% da humanidade não tem eletricidade e que 3 bilhões de pessoas dependem dos combustíveis fósseis para cozinhar. Essa situação exige uma transição energética para um modelo mais limpo, acessível, eficiente e baseado no uso de fontes renováveis para formar comunidades mais sustentáveis, inclusivas e resistentes aos problemas ambientais, como as mudanças climáticas.

Por fim, a falta de água vital para a sobrevivência humana, animal e vegetal, afeta mais de 40% da população mundial e, segundo o Fórum Econômico da Água, a agricultura representa mais de 70% da água utilizada nos países mais áridos do planeta. Além disso, em países como o Brasil que dependem da água dos rios para produzir energia, crises hídricas são ainda mais severas e exigem sempre mais atenção da população e poderes públicos.

Desse modo, preservar, reutilizar, inovar e investir em novos meios para combater as crises climáticas são sempre necessários para contornar essas consequências que tendem a ser mais severas. Além disso, é sempre válido mencionar que água e energia são fundamentais para manutenção do atual sistema social e da vida, ou seja, energias renováveis e limpas aliadas com um sistema eficiente de tratamento e remanejamento de água são cruciais para manutenção do bem estar da nossa sociedade.

Deixe uma resposta

Scroll to top