As usinas de energia do presente e futuro

No Brasil, mais de 60% da produção de energia se deve a usinas hidráulicas, que é renovável, porém, é ultrapassada se comparada às novas usinas renováveis já existentes, isto tanto em custo de produção enquanto “variabilidade”, pois é altamente dependente do bem estar climático na região dos seus reservatórios. Por outro lado, a principal aposta para o futuro que já está presente ao longo do mundo são as usinas solares, já que é uma fonte renovável em expansão e de praticamente impacto ambiental nulo, além disso ela é altamente recomendada para o Brasil, porque é o país com maior incidência solar do mundo.

Quais os impactos das usinas solares?

Segundo a ABSOLAR,  as usinas solares  geram eletricidade com custos até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, em virtude das secas dos reservatórios, estes são os principais motivos pelo aumento tarifário sobre os consumidores.

Mas os benefícios das usinas não está ligado apenas com as tarifas, como ela é mais versátil, usinas solares podem ser instaladas em praticamente qualquer ambiente, desde fixa no solo, em grandes construções como estádios de futebol e em até mesmo em plataformas flutuantes em cima da água, diferentemente das hidroelétricas que necessitam de grandes áreas e forte correnteza de rios para sua instalação.

Como incentivar instalações de usinas ao do Brasil?

Como o Brasil é um país de dimensões continentais, investir nos mais diversos tipos de energia é crucial para atender as mais diversas variações que sua continentalidade pode ocasionar. Entretanto, as incidências solares constantes ao longo de todo o ano é unanimidade em qualquer região e desse modo a energia solar quase sempre já receberá subsídios e investimentos do governo federal.

Porém, investimentos residências podem e já estimulam instalações de novos usinas de grande porte que ocorrem em Minas Gerais e no Piauí. Nós da Energy Jr prestamos consultorias e podemos contribuir para instalações de placas residenciais, assim podemos mudar toda uma comunidade e contribuir para uma energia mais limpa e barata.

 

Deixe uma resposta

Scroll to top