CRIAÇÕES MODERNAS E INOVADORAS PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA

25/02/2021

Não é novidade para ninguém que à medida que os anos passam a humanidade vem buscando maneiras inovadoras para suprir as suas necessidades e também soluções sustentáveis para diminuir os impactos no meio ambiente. Cientistas de todas as partes do mundo trabalham na criação de novos métodos para captar energia limpa utilizando construções sustentáveis. A seguir, estão apresentadas 2 dessas invenções que prometem revolucionar o setor de energia solar no futuro:

Janelas inteligentes captam energia solar e mudam a opacidade

Uma equipe de engenheiros da Universidade Alemã Friedrich-Schiller desenvolveu uma espécie de janela que além de mudar sua opacidade, também possui a capacidade de captar energia dos raios solares. De acordo com os pesquisadores alemães, as janelas possuem design da Linha de Fluídos Wide-Area – LaWin, uma espécie de tecnologia que utiliza uma suspensão fluida de partículas de ferro. O fluido possibilita a alternância da opacidade e também absorve calor e distribui no ambiente.

Uma das vantagens da utilização desse tipo de janela é que além de captar os raios solares e transformar em energia limpa, elas podem suportar ambientes com ar-condicionado, e assim, resfriar o local fazendo o uso da energia gerada pelas janelas. Residências e prédios que optarem por utilizar as janelas inteligentes terão uma grande economia, visto que estarão economizando com contas de luz e sistemas de refrigeração.

Célula fotovoltaica transparente capaz de produzir energia 

Outra inovação que promete economia é a célula solar. Uma invenção nascida nos Estados Unidos na Universidade Estadual Michigan, onde cientistas desenvolveram uma célula solar que pode ser aplicada em diversos tipos de objetos de vidro, como janelas e carros, por exemplo. Esse tipo de célula transparente possui notável capacidade de absorção dos raios solares e pode ser considerada eficiente.

Ela possui grande similaridade com um pedaço de um vidro qualquer e quando colocada em objetos feitos de vidro, conseguem gerar energia. Sintetizadas a partir de moléculas orgânicas que são desenvolvidas pelos próprios pesquisadores, as células conseguem absorver partículas invisíveis de luz solar. Apesar de a eficiência ser menor que a dos painéis convencionais, se esse novo tipo de painel fosse aplicado em todas as superfícies de vidro dos Estados Unidos, o equipamento poderia gerar energia para suprir 40% da demanda do país.

Apesar do desenvolvimento de novas tecnologias promissoras a possibilidade de acessar esse tipo de aparelho ainda não é possível. O custo elevado e a necessidade de maiores pesquisas sobre o assunto se fazem necessários. No entanto, uma alternativa para economizar gastos com energia é o painel solar convencional, que possui uma maior eficiência e se torna cada vez mais acessível com o passar do tempo. Os painéis solares permitem uma economia de até 95% do gasto energético!

Entre em contato e peça já seu orçamento, sem compromisso!

Deixe uma resposta

Scroll to top